SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG

Nossa escola é uma instituição de Educação Infantil voltada ao trabalho educativo de crianças de 0 a 5 anos, com uma proposta que afirma esta escola como um espaço lúdico, da imaginação, da criação, do acolhimento, da curiosidade, da brincadeira... onde cuidar e educar são dimensões presentes em todas as interações com as crianças, tanto na vida familiar quanto no dia-a-dia da EMEI

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Turma Carinho - MBoitatá


Turma Afeto - painel



FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o ligar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição. Ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, or meio do convívio social, por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locaios e regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
OBJETIVOS:
# Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira e sul-riograndense.
# Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
# Repassar valores culturais
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS:

Conversação sobre o tema.
Pesquisa pelos alunos e educadora sobre as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.
Quais as brincadeiras que meus pais brincavam? Reprodução.
Contos de lendas
parlendas,
trava-linguas
Cantigas populares
Brincadeiras como amarelinha, bolinhas de sabão, bilboquê, passa anel,etc.
Modelagem com argila ou massinha
máscaras,
montagem de livro sobre o folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, cata-vento
adivinhas
Jogos e brincadeiras
Trabalho com as lendas: do saci, mula sem cabeça, boitatá, curupira
Encenação de uma lenda para as outras turmas da escola.
Exposição de trabalhos.


Nenhum comentário: